Ideias para o dia (do aniversário) nascer feliz!


Karina Domingues
por: Karina Domingues
Criadora da Festeirice e expert em festas! Mãe de Antônio e Nina
 
 
Não tem nada melhor do que acordar no dia do aniversário e encontrar o quarto e a casa em clima de festa! (foto: acervo pessoal)
 
Quando eu morava com a minha mãe, no dia do meu aniversário, levantava da cama com cuidado: sabia que haveria um vaso de flores lindas no caminho do meu despertar. Com as flores, sempre um cartão daqueles de tocar a alma: minha mãe escreve suas mensagens com calma, escolhe as palavras, risca e rabisca o rascunho para então, redigir o cartão oficial – sempre à mão com sua letra linda! Saindo do quarto, em algum outro ponto do meu trajeto, estaria um presente super especial. E com o som feito por mim nessa movimentação, chegavam os abraços e beijos de toda a família. Esses eram apenas os primeiros minutos do meu dia – minutos carregados de alegria e amor, dos quais nunca vou me esquecer.

Eu e minha irmã aprendemos com a minha mãe, o prazer de transformar dias comuns em dias especiais. Tento hoje passar a tradição adiante, acordando meus filhos de forma festiva no dia dos seus aniversários. E nesse processo, descobri que o dia do meu aniversário não era especial só pra mim (coisas que a gente só descobre depois de ter um filho). Dia de aniversário de filho, é dia das mães também: dia que completamos anos de maternidade; dia de emoção ao comparar aquele bebê que saiu com a gente da maternidade com nosso novo ser, crescido; dia de ver filho feliz recebendo muito carinho… Divido aqui ideias de manhãs de festa em família, espero que curtam e se inspirem a criar muitas memórias especiais por aí também! 😉

Ideia 1: QUARTO CHEIO DE BALÕES
Além da surpresa ao acordar e ver o quarto invadido, os balões rendem um dia todo de brincadeiras e jogos. Pra dar esse efeito e encher bem o espaço a conta foi de 50 balões de 9″ para cada 2 metros quadrados de quarto. 
Dicas: 
– não encha os balões em sua capacidade máxima pra não correr o risco de estourarem durante a noite e o aniversariante acordar assustado. Compre balões de boa qualidade
– para dar o efeito surpresa, você tem que encher os balões após a criança adormecer, em outro cômodo. Para transportar os balões de um lugar para o outro, use um lençol. 

 

Que tal acordar seu pequeno aniversariante num mar de balões? Sucesso total e absoluto por aqui! (foto: acervo pessoal para Festeirice)

 

2) CAÇA AO TESOURO COM BALÕES
É uma adaptação da brincadeira de caça ao tesouro que eles adoram: 

– As dicas vão dentro dos balões ou escritas sobre eles (pra dar ar de festa!). Para escrever você pode usar canetas permanentes (daquelas de escrever em CD) ou giz líquido. 
– Use a casa toda: o chuveiro, a área de serviço, o quarto deles, o espaço atrás do sofá, debaixo da sua cama – quanto mais eles tiverem que correr de um lado pro outro, mais legal fica a brincadeira.
– Como você vai preparar a caça ao presente na noite anterior, compre algumas balinhas para colocar dentro dos balões, assim eles pesam e se “comportam”, ficando no local escolhido (além de virar uma farra a mais, estourar os balões para pegar as balinhas). 
E se tiver mais de um filho, coloque balinhas para todos eles em cada um dos balões, não ganharão o presente no final da caça, mas vão adorar participar com os irmãos e ganhar balinhas 😉
 
A caça ao tesouro com balões é simples e super divertida. Sucesso tão grande por aqui que não existe mais aniversário ou Dia das Crianças sem caça ao presente com balões (fotos: 1 e 2: acervo pessoal | 3: Renato Lucena Fotografia)
 
 
 3) BOLO FEITO EM FAMÍLIA
Se tem aniversariante por aí que adora colocar “a mão na massa”, que tal convidá-lo para cozinhar em família de manhã? Ele pode ajudar você a preparar o bolo que vai servir de sobremesa (com direito a parabéns e velinhas, claro) na hora do almoço! Se puder, chame os padrinhos e os avós para que esse almoço fique ainda mais especial. Uma ideia bacana pra não deixar passar em branco o aniversário quando ele acontece durante a semana e a festa for no final da semana, por exemplo. 
 
 
 
 
 Tem coisa mais gostosa do que encher a casa com cheiro de bolo assando?E depois de pronto, ele ganha uma decoração caprichada com prato rosa de corações enfeite para bolo com mini bexigas (fotos: acervo Festeirice)

4) CAFÉ PIQUENIQUE
Café da manhã na cama é o clichê do “acordar feliz” – mas como a criançada levanta com a corda toda e poderia fazer uma grande meleca se comesse na cama, fizemos por aqui o “Café da Manhã Piquenique” dentro de casa.  Estenda uma esteira para piquenique (a da foto é da Festeirice ) ou um tecido especial para delimitar o espaço do evento, convide os bonecos e bichinhos favoritos do aniversariante e preencha com gostosuras! Uma surpresa e tanto para acordar feliz!
 
 
Café piquenique: surpreendente e delicioso como o café na cama, mas sem o risco de ter leite espalhado no colchão! (foto: Renato Lucena Fotografia)
 
5) LEITINHO COM BORDA DE BRIGADEIRO
Sinônimo de festa, o brigadeiro também combina com café da manhã! Olha que delícia essa ideia: o tradicional leitinho, mas com a borda cheia de brigadeiro. Coloquei um pouco dele no fundo da caneca também, um bônus especial 😉
 
 
 
 Ideal pra quem tem a manhã super corrida: deixe o brigadeiro pronto na noite anterior e, na hora, é só colocar na caneca ou copo. Caneca: presente da vovó, vindo de Portugal (foto: Renato Lucena Fotografia)
 
  • Karina Domingues

    Publicitária, mãe de Antônio e Nina e proprietária da Festeirice. Acredita que festas são oportunidades de criar memórias especiais com os pequenos e desenvolver laços afetivos entre a família

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)