Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

Fisioterapia respiratória em crianças: o que é e para que serve?

Publicado em 30.06.2017 | por

Fisioterapia respiratória: talvez você considere interessante fazer em seu filho nessa época em que as doenças respiratórias  chegam com tudo (foto: 123TRF)

 

Você já ouviu falar de fisioterapia respiratória e não sabe bem o que é e para que serve? Então, vamos lá! “Esse tratamento pode ser solicitado pelo pediatra, focado na prevenção e tratamento de doenças respiratórias – asma, bronquiolite, bronquite, sinusite, rinite, pneumonias –  ou na recuperação de cirurgias que acometem e diminuem a capacidade respiratória e o acúmulo de secreções pulmonares nos recém-nascidos, bebês e crianças”, explica a fisioterapeuta Pâmela Bulgarelli, diretora da Inovar Saúde, que conta com um time fisioterapeutas que fazem atendimento na casa do paciente.

Como é? Nas sessões,  são realizados exercícios respiratórios que podem ser feitos pelas mãos do especialista ou por meio de aparelhos vibratórios. Podem também ser realizadas manobras de desobstrução brônquicas que auxiliam na drenagem das secreções e na sua eliminação posteriormente. “O tratamento é feito por um fisioterapeuta, que tem a função de avaliar individualmente, fazer a proposta terapêutica e tratar a criança. Pode promover a eliminação da secreção que se acumula desde o nariz até as áreas mais profundas dos pulmões, melhora da expansibilidade pulmonar, assim como da alimentação e sono”, explica Pâmela. Além desses benefícios, também pode evitar complicações decorrentes de infecções, diminuir a quantidade de medicação utilizada e internações recorrentes.

A fisioterapia respiratória pediátrica só pode ser feita por fisioterapeutas especializados em pediatria. Mas há alguns cuidados que os pais podem ter em casa para contribuir com o alívio respiratório de seus filhos. “Instruímos os pais a realizar a lavagem das vias aéreas com soro fisiológico, inalação e a continuidade do tratamento indicado pelo pediatra responsável pela criança. Esses cuidados são responsáveis pelo sucesso e pela melhora do quadro clínico geral”, recomenda Pâmela.

 

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , ,
Você também pode gostar de:

Encher o bebê de beijos, pode?

Festa no bosque! 1 ano com muita fofura

Geração Alpha provoca revolução na moda infantil

Quem faz
Daniela Folloni

Daniela Folloni

Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados