Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

Harry Potter em festa completa!

Publicado em 28.07.2017 | por
Pedro ganhou uma festa no clima de Hogwarts (foto:Renato Lucena Fotografia )
 
Há 20 anos, J.K.Rowling lançava o primeiro livro da série Harry Potter. Me tornei fã desde o primeiro minuto e alguns anos depois, pude reviver esse mundo mágico ao apresentá-lo para os meus filhos. Tenho certeza que a criançada que foi para o Parque da Universal na Flórida nessas férias vai voltar pedindo festa com tema Harry Potter: é impossível visitar o Beco Diagonal e não querer ser bruxinho (a)!
E quando o tema da festa é Harry Potter, todos os detalhes incríveis que a série apresenta são pratos cheios para a criação de comidinhas, doces, brincadeiras e decoração: todas as áreas são férteis para a diversão das crianças e desenvolvimento de projetos especiais entre pais e filhos. Se você gosta de aproveitar momentos festivos para criar memórias e laços afetivos em família, Harry Potter é um tema imbatível! Pronta para colocar suas varinhas para trabalhar? 
Essa matéria tem participação especial da super chef Fernanda Almeida ,  que chamei para me ajudar a trazer ideias legais e gostosas de comidinhas, com receitas e passo a passo. Foi uma tarde cheia de magia e diversão – captada pelas lentes incríveis do Renato Lucena Fotografia .
 
Começando pelas comidinhas!
 
1) SPAGHETTI DE SERPENTE COM OLHOS DE LAGARTO.  Temos certeza de que o básico spaghetti salteado no azeite e sal, teria esse nome em Hogwarts!
Para o aspecto de serpentes na massa: corante comestível preto. Os “olhos de lagarto” feitos em sagu colorido – que não tem muito gosto, mas caso algum bruxinho não goste dessa iguaria, é só separar na hora de comer (mas quem é que não gosta de um olho de lagarto bem feito, né gente?) 
Projeto fácil e encantador: a criançada adora ver as coisas mudando de cor, de textura – pura diversão!
 
Para o macarrão:
– Prepare o macarrão como de costume. Escorra.
– Aqueça uma frigideira e coloque uma colher de sopa de azeite.
– Passe o spaghetti e desligue o fogo. Tempere com sal.
– Adicione algumas gotas de corante comestível preto e misture (imagem 2 e 3)
 
 
Para o Sagu:
– Coloque o sagu na água fervente com 10 gotas de corante laranja 
– Ferva até as bolinhas ficarem macias.
– Escorra e regue com um pouco de azeite para não grudar.
 
Para servir de forma linda, use mini abóboras como recipiente (fotos: Renato Lucena Fotografia para acervo Festeirice)
 
2) SAPOS DE CHOCOLATE
Fazer sapos de chocolate é tão fácil que parece até feito de varinha de bruxo experiente! Quer fazer?
– Preparação para o banho maria: escolha 1 panela e uma tijela de metal que encaixem uma na outra. Coloque água na panela de forma que, quando encaixar a tijela, o fundo desta não encoste na água. Leve ao fogo.
– Derreta em banho maria 250g de chocolate branco para cobertura.
– Misture corante próprio para chocolate (vide imagem) – a quantidade depende do tom que deseja atingir, adicione aos poucos e vá mexendo.
– Mexa bem para eliminar os pedacinhos e bolhas no chocolate.
– Preencher as formas de PVC em forma de sapo (compramos na Barra Doce) e levar à geladeira por 10 minutos ou até que fique durinho.
– Desenforme com cuidado.
Você pode fazer esses sapos no chocolate escuro também, nesse caso basta derretê-lo, não será necessário o uso do corante.
 
 
3) POÇÕES
CUIDADOS: essa atividade inclui gelo seco e exige supervisão de adulto em todo tempo, do preparo ao consumo. A pedra do gelo seco não pode ser engolida. Tome a poção com canudo. A temperatura do gelo seco é de -78°C (MUITO FRIO), por isso, de preferência use luvas ao manusear as pedras. Ideia indicada para pequenos encontros, onde seja possível controlar e supervisionar os pequenos. 
Recomendações e cuidados a parte: beber poções mágicas é um grande barato! Se estimular a imaginação da criançada, então… Aqui teve poção que transformava bruxas em sereias e unicórnios. Mas se essa poção tiver fumaça saindo dela… aí fica encantadora! 
Para a bebida: faça uma limonada bem gostosa e acrescente gotas de corante comestível.
 
 
Colocamos nossas “Poções” em mini garrafinhas que você encontra aqui  e deixamos a borda delas coloridas. Para fazer esse mesmo visual: 
– Prepare tijelinhas com bastante açúcar colorido (imagem 1)
– Mergulhe a borda da garrafa na água (imagem 2) e não desvie a garrafinha para que a água não escorra para dentro dela.
– Mergulhe a boca da garrafinha na tijela com açúcar e gire algumas vezes para cobrir bem (imagem 3). 
 
 
Coloque sua limonada na garrafinha e, por último, acrescente uma pedra de gelo seco. 
 
 
 4) MINHOCAS DE GELATINA
 
Basta comprar as gelatinas em pacotes em lojas de doces e colocar em mini caldeirões à venda em lojas de festa (foto: Renato Lucena Fotografia para acervo Festeirice)
 
5) CHAPÉUS DE CHOCOLATE
 
Mais uma idéia fácil e gostosa: chapéus de bruxo de casca de sorvete com chocolate (foto: acervo Festeirice)
 
E agora… o CONVITE MÁGICO!
Assim como em Hogwarts, para passar para áreas especiais (como a festa do seu filho), será preciso revelar uma senha secreta. 
Esse convite fiz com meu filho. Ele amou o processo, nos divertimos muito e foi o maior sucesso na escola! As mães me contaram que as crianças chegaram em casa ansiosas para revelar a senha que daria acesso à festa – a qual foi escolhida por ele, claro – escrevemos juntos cada um dos convites. 
Para esse projeto sugiro que clique aqui para um vídeo-aula de magia 😉
Materiais: amido de milho (Maizena), iodo (que você encontra na farmácia), água, papel pardo grosso, fogão, mini garrafinhas plásticas com tampa e 1 pincel.
Passo a passo:
– faça um mingau ralo de amido de milho e água (Maisena) e leve ao fogo até ferver – 1 colher de amido de milho para 1 copo de água.
– escreva sua senha secreta no papel aplicando o mingau no papel com um pincel.
– deixe secar por aproximadamente 1 hora na sombra.
– solução reveladora (que você vai mandar junto com o convite): misture água e iodo (para cada dedo de água no copo, aproximadamente 20 gotas de iodo). Coloque nas garrafinhas e tampe.
Para que não houvesse meleca na casa das crianças, mandei uma mensagem para as mães informando sobre o convite e instruindo que algum adulto acompanhasse seus bruxinhos na experiência. Além isso, fizemos etiquetas e colamos nas garrafinhas, com o passo a passo para revelar a senha: “Solução Reveladora. Peça a ajuda de um adulto. Molhe um algodão na solução, passe sobre o papel e descubra a senha secreta da festa”.
 
 
(Imagens: acervo Festeirice)
 
5) CERVEJA AMANTEIGADA
Quem não teve curiosidade de experimentar a tal cerveja amanteigada? Dizem que a receita original leva cidra – bebida de longo preparo e difícil de encontrar. Pois isso, a Fernanda Almeida criou receita alternativa e mais fácil – que testamos por aqui e ficou uma delícia 😉
Ingredientes:
– 450 g de sorvete de creme
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 4 colheres de sopa de caldo de caramelo
– 1/2  colher de chá rasa de canela
– pitadas de nós moscada
– 400 ml de água com gás
Bata tudo no liquidificador. 
Colocamos numa caneca mason jar que você encontra aqui e achamos que o visual ficou incrível. Antes de colocar a cerveja amanteigada na sua mason jar, coloque um pouco de calda de caramelo no fundo para enfeitar.
 
 
 
 
E para a recreação da festa….
1) OFICINA DE VARINHAS DO OLLIVANDER
Uma atividade super legal para sua festa de Harry Potter é a oficina de varinhas de papel, que além de ficarem super legais, não machucam.
Você vai precisar de: papel sulfite branco, enfeites coloridos com cerda de 1 cm de acrílico (como contas de fazer colar), cola branca, cola quente, tinta guache e pincéis.
A idéia é que você já deixe as varinhas “pré fabricadas” (vide terceira varinha da imagem número 3 abaixo), para que na festa, as crianças apenas tenham que pintá-las.
Para fazer essa varinha:
– enrole o papel sulfite (começando por uma das pontinhas). 
– coloque cola branca na parte final
– na parte de cima da varinha, cole com cola quente sua conta colorida.
– deixe espalhe um pouco de cola quente pela varinha 

Deixe secar. No dia da festa, pincéis e tintas vão dar vida a essas varinhas.

Para um passo a passo fácil (siga pelas imagens), clique aqui
 
(fotos: imagens 1 e 2 – acervo Festeirice | Imagem 3: Pinterest)
 
 
1) QUADRIBOL COM BEXIGA
Esse jogo é tão complicado que tem que ser PHD em bruxaria para entender – mas na verdade, pra brincar na festinha, você pode criar novas regras. O que é muito legal é o visual dos gols: que não precisa ser PHD para fazer.
Você precisa de: bambolês, tubos (daqueles que vendem em lojas de material de construção) e conector em T.
– prenda o tubo na parte de baixo do conector em T
– corte seu bambolê
– encaixe na partes laterais no conector em T e prenda com cola ou bastante fita.
Se tiver como pintar, pode usar spray dourado que fica legal!
Dica: não faça muito alto, se não a criançada não vai conseguir marcar nenhum gol! Divida a turma em times da Grifinória e Sonserina 😉
(foto: reprodução Pinterest)
 
E para a mesa do parabéns… detalhes caprichados!
 
Você não precisa comprar todos os itens para montar uma mesa linda. Todos os itens desta podem ser alugados na  Festeirice |(foto: Renato Lucena Fotografia 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , , ,
Você também pode gostar de:

18 opções de roupinhas para seu bebê usar na maternidade

Brincar Week para se conectar ainda mais com seu filho

Festa Sou Luna para os 9 anos da Bela!

Quem faz
Karina Domingues

Karina Domingues

Publicitária, mãe de Antônio e Nina e proprietária da Festeirice. Acredita que festas são oportunidades de criar memórias especiais com os pequenos, perpetuar tradições e desenvolver laços afetivos entre a família

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados