Festa de 1 ano: dicas de experts para arrasar na organização


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

Na festa de 1 ano, aproveite para escolher um tema bem lúdico, como este lindo feito pela Decoração do Baile no espaço No Galpão (foto: Carol Zanarotti)

 

A festa de 1 ano está chegando e você está cheia de ideias, mas também com muitas dúvidas sobre o que fazer? Pedimos ajuda para duas especialistas em comemoração. Renata Bousi e Renata Sanchez, do buffet infantil No Galpão, que já fizeram mais de 1.500 festas nos 6 anos de existência do espaço, dão dicas para a festa ser um sucesso:

It Mãe: Antes de mais nada, muitas mães ficam na dúvida: fazer só um bolinho (já que a criança não vai entender muito nem lembrar) ou fazer uma festa?

A decisão é muito pessoal, mas a gente acha que o aniversário de 1 ano merece uma comemoração. Muitas vezes se trata de uma festa mais para a família, intimista, com as pessoas queridas que vêm acompanhando todo o desenvolvimento da criança. Todo mundo curte muito. Sem falar que é um momento que vira uma recordação pra vida toda. 

It Mãe: Qual é o momento ideal para começar a planejar a festa?

Esse é um ponto muito importante. Se a festa for em casa, não é preciso tanto tempo de antecedência, mas se for num buffet, programe 6 meses antes para conseguir reservar uma data bacana. Normalmente, para festa de 1 ano, as mães preferem um almoço no sábado ou no domingo. E essas são as reservas que primeiro saem. Então, vale se programar.

It Mãe: Quais temas vocês sugerem?

As mães costumam procurar uma coisa mais lúdica, menos focadas em personagens (que acabam sendo o que as crianças pedem nos próximos aniversários). Há muitas opções como jardim, brinquedos antigos, safári… Todas ficam lindas.

It Mãe: E tem atrações para os bem pequenos, que o aniversariante também curta? 

Algumas empresas de festa têm atrações para crianças pequenas com fantoches, showzinhos musicais com as músicas que o aniversariante gosta… São bem legais. Em relação aos brinquedos,  a piscina de bolinhas sempre faz sucesso. Vale também ter uma área baby. Aqui no nosso espaço a gente disponibiliza o espaço da graminha verde para eles engatinharem e ficarem por lá brincando. Outro ponto importante: garantir que seja feita uma supervisão para que não tenha nada perigoso para os pequenos, como brinquedinhos menores que eles possam colocar na boca.

 

 

Uma área da graminha verde do No Galpão fica reservada para os bem pequenos nas festas e 1 ano (foto: Carol Zanarotti)

It Mãe: E quando a festa tem praticamente só adultos? 

A gente já teve até festa com atração para os pais. Teve uma que veio uma banda sertaneja, teve outra com música adulta. Os pais aproveitam para curtir muito também.

It Mãe: O que vale incluir no cardápio?

Para os pequenos, não podem faltar sucos naturais. E como se trata uma festa com muitos adultos, pode contratar um prato extra, como uma massa recheada, um picadinho, que complementam o cardápio tradicional. 

It Mãe: O que vocês sugerem de lembrancinhas?

Tem opções muito bacanas, como kit de jardinagem para a criança plantar a sementinha e aprender a regar e cuidar. As naninhas também fazem sucesso. Outras opções são mochilinhas com brinquedos, baldinho de praia, quebra-cabeça, kit de pintura. Tem que avaliar qual é a faixa etária média das crianças convidadas. Se não tiver quase criança, vale pensar em uma lembrança para os adultos também.

It Mãe: Se vocês fossem dizer algo que não pode faltar na festa o que seria? No que vale a pena investir?

Vale investir num bom fotógrafo, porque 1 ano é uma recordação pra vida toda. E os pais terem certeza de que tem alguém fotografado tudo com qualidade, sem ter que se preocupar com isso, faz com que eles aproveitem mais a festa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)