Curtições de Natal com as crianças


Karina Domingues
por: Karina Domingues
Criadora da Festeirice e expert em festas! Mãe de Antônio e Nina

Quem acompanha minha coluna por aqui, sabe que eu acredito que toda festa traz oportunidades incríveis de criamos memórias e tradições especiais com nossos pequenos, né? 

Pois bem, está chegando o Natal, o suprassumo das festas: sua decoração passa 1 mês enfeitando nossas casas; todo mundo ganha presente; a data é cheia de tradições e histórias lindas para contar; celebra um dia muito importante; convida à reflexão e união… Enfim, uma festa que dura tantos dias, para a qual todos se preparam tanto, é uma baita oportunidade de criar projetos e curtir. Eu sei que é uma época super corrida, mas convido todas as it-mães a tirar um tempinho pra envolver as crianças nessa preparação, eles vão adorar! 😉

IDEIA 1) CALENDÁRIO DO ADVENTO COM SAQUINHOS

Idéia simples e deliciosa para fazer com a criançada às vésperas do Natal é o calendário do advento: contagem regressiva que se inicia no primeiro dia de dezembro até a chegada do Natal. Existem versões desse calendário prontas para vender, outras idéias DIY de produção elaboradas, mas aqui vou dar uma idéia fácil, que é pra todo mundo fazer, tá? 

  • 24 saquinhos para cada criança, vocês podem usar “saquinhos craft, verdes ou vermelhos estampados” 
  • Adesivos numerados: você pode criar seu próprio modelo, ou baixar e imprimir “esse bonitinho gratuito da Freepik” (clique no primeiro link que aparece na página deles e escolha a opção de download gratuito).
  • 24 cartinhas para cada criança: nelas você pode contar um pouco sobre a história do Natal, ensinando ao longo do mês sobre o significado da data; pode colocar pequenas tarefas que promovam o espírito natalino como fazer uma ligação surpresa pra a madrinha, uma cartinha com desenho para a vovó, separar brinquedinhos para doação, ajudar alguém…
  • 4 pequenas prendas ou docinhos. 

Cada cartinha com prenda vai em um dos envelopes, abre-se um por dia. A criançada vai sentir o espírito natalino de forma divertida o mês todo na sua casa com um calendário desses 😉

Calendário do advento que combina com a correria de dezembro: feitos de saquinho de papel. Fácil, fácil! (Fotos: reprodução/Pinterest). Ideia 2 – “clique aqui para ver DIY”

 

2) DIY COM AS CRIANÇAS – BOLAS DE NATAL

Adoro projetos para colocar a mão na massa com a criançada e a idéia de fazer uma bola especial de Natal com eles é demais: pode até virar tradição de família, cada ano faz-se uma bola diferente <3

Essas bolinhas de acrílico são perfeitas para customizar, “neste link” você pode ver o passo a passo das bolinhas com confeitos da Gimme Some Oven.

Para comprar essas bolas, procure por “bola de acrílico” no seu buscador, diversas lojas vendem esses produtos online e entregam na sua casa. Sobre o recheio, você pode garimpar coisas na sua casa ou comprar pequenos itens, como os usados nos exemplos da foto.

Bolinhas de Natal recheadas de criatividade e amor <3 (Fotos: Pinterest | Imagem 2: Gimme some oven)

3) EMBRULHOS DE PRESENTE QUE SÃO UM PRESENTE

Essa idéia veio da minha amiga Luciana, super it mãe da Tetê e da Alice. Ano passado ela embrulhou todos os presentes com papel kraft, fitinhas do armarinho do bairro e talento das filhotas! Nada mais… mas ficaram demais! Embrulhos super especiais, com as obras de arte das suas meninas.

Tá, a Lú é um pouco ninja do origami, então tem dobraduras especiais aí – mas a verdade é que mesmo que você embrulhe de forma simples, o que conta são os desenhos lindos feitos pelos pequenos pensando em cada um dos presenteados. Eu adorei e esse ano vai ter embrulho especial em família por aqui!

De quebra, a árvore ficou linda com os presentes todos combinando.

Tetê e Alice adoraram tanto, que estão ajudando a embrulhar tudo esse ano de novo – já virou tradição! 😉

Até embalagem de presente pode ter significado especial: coloca a criançada para desenhar nelas como fez minha miga Luciana! (fotos: arquivo pessoal)

4) ENFEITE COM BALÕES

Por aqui somos apaixonados por “balões gigantes”  e acreditamos por aqui que toda festa precisa deles! 😉 Não seria diferente no Natal! Que tal aproveitar que balões gigantes são bem redondinhos para fantasia-los de bola de Natal? Não precisa de gás hélio, mas vai precisar de um inflador, porque essa bola de Natal será de tirar o fôlego! que tal decorar um cantinho com elas para fotos com as crianças?

Clique aqui para o passo a passo das bolas estampadas  e clique aqui para o passo a passo das lisas

Imagine suas fotos de Natal com essas super bolas ao lado dos seus pequenos – pra guardar pra sempre! (Fotos: reprodução Pinterest – Martha Stewart e Estudio DIY)

5) MÁSCARAS PARA FOTO

Mais uma idéia pra guardar pra posteridade nas fotos: aqui em casa adoramos essas gracinhas, geram fotos super espontâneas, cheias de alegria. 

Separamos dois arquivos que você pode comprar online, baixar o arquivo e imprimir – os links estão na legenda – mas claro que você pode desenhar a sua própria arte! 

Para que as máscaras fiquem durinhas você pode mandar imprimir num papel mais grosso em gráfica rápida, ou colar a arte impressa em casa em papel cartão (compre daqueles que tem um dos lados brancos pra não influenciar na cor da impressão). Use cola spray ou bastão para não borrar e divirta-se!

Todo mundo pode ser Papai Noel, ajudante ou biscoito nesse Natal: “clique aqui para comprar arquivo da Magical Printable”  ou aqui para comprar via Etsy  (Imagens: Pinterest | Etsy)

Desejo a todas as it mães um Natal cheio de paz, amor e muita diversão com os pequenos!!!! <3

 

 

  • Karina Domingues

    Publicitária, mãe de Antônio e Nina e proprietária da Festeirice. Acredita que festas são oportunidades de criar memórias especiais com os pequenos e desenvolver laços afetivos entre a família

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)