Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

Como entreter as crianças na festa sem gastar (quase) nada

Publicado em 11.11.2016 | por

recreacao_festa_maozinhasquefazem

Que tal pedir ajuda ao seu filho para escolher as brincadeiras da festa? (Foto: Gisele Fap Fotografia)

As festas caseiras estão na moda novamente. Que bom! Não apenas pela possibilidade de fazer uma comemoração mais intimista, com a cara da sua família, mas também porque, ao contrário dos eventos em salões e buffets, não tem hora para acabar. No entanto, ao organizar a festa, é preciso levar em conta um detalhe fundamental, muito além da decoração e dos comes e bebes: como entreter os pequenos convidados? Claro que as crianças podem e devem brincar sozinhas, porém, vamos combinar que quando a bagunça é mais organizada, a gente consegue aproveitar a festa também!

Para começar, peça ajuda ao aniversariante para escolher as atrações. Afinal, ninguém melhor do que ele para saber o que vai animar seus amigos. Quem sugere é Lilian Camba, do Mãozinhas que Fazem, empresa de recreação e oficinas infantis, de São Paulo. “As crianças curtem opinar, ajudar e escolher as músicas que serão tocadas, por exemplo”, diz Lilian. Ela explica que o resgate de brincadeiras de época também está em alta: telefone sem fio, batata-quente, caça ao tesouro, rabo no burro, pular elástico, fazer bolha de sabão, pular elástico… opções não faltam, é só lembrar do que você gostava de brincar, certo? Nesse caso, prefira as atividades mais agitadas, porque nessa idade há energia de sobra e as crianças detestam ficar paradas, você sabe.

recreacao_festa_maozinhasquefazem

As brincadeiras escolhidas devem levar em conta o espaço disponível, não se esqueça (Foto: Thalita Tavares)

Pensando em algo mais elaborado? Oficinas de arte sempre agradam – e saem bem em conta. A especialista em recreação sugere massinha de modelar caseira (é fácil de fazer!), tela de pintura com tinta a dedo ou guache, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, folhas para rabiscar… “Só não se esqueça de comunicar os pais das crianças convidadas antes, pedindo que levem uma troca de roupa”, ressalta Lilian. Assim, você vai evitar possíveis reclamações, já que se sujar faz parte da diversão. Já Ana Luísa Pontes, do site de benefícios para comemorações infantis Cheers Kids, sugere oficinas com material reciclado para crianças entre 3 e 4 anos, que podem ser usadas em colagens, pinturas, fantoches… “Algo que seja mais livre para cada um criar o que quiser, no seu ritmo”, diz. A partir dos 5 anos, vale incrementar os jogos e desafios, acredita Ana. Segundo a festeira, nessa faixa etária, brincadeiras como mímica, caça ao tesouro, adivinhações e jogos de agilidade (competição de quem se equilibra por mais tempo ou monta algo mais rápido, por exemplo) fazem sucesso. 

Para brincar, obviamente, elas vão precisar de espaço. Verifique se o mesmo é proporcional ao número de crianças. Se a área for limitada, oficinas de arte, contação de história e brincadeiras de roda são uma boa alternativa. Independentemente da faixa etária dos convidados, eles precisam de supervisão, especialmente se tiverem idades variadas. E atenção à segurança. “Guarde objetos perigosos ou frágeis, quando a festa for em casa. Também vale proteger ou bloquear escadas e portas de saída”, alerta Ana, do Cheers Kids. Por isso, o ideal é que os adultos (que podem ser familiares ou monitores contratados) se revezem no direcionamento das brincadeiras, ok?

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , , , , , , , ,
Você também pode gostar de:

Festa de 1 ano com tema espaço

5 roupinhas inteligentes que não podem faltar no enxoval

Surto de piolho na escola: o que fazer

Quem faz
Malu Echeverria

Malu Echeverria

Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados