Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

Como fazer presentes de Páscoa fofos com as crianças

Publicado em 04.04.2017 | por

Convide as crianças para fazer as receitas junto com você! (Foto: Festeirice/Renato Lucena Fotografia)

Você conhece a origem da palavra Páscoa? Vem do hebraico Pesach, que significa passagem. Povos mediterrâneos antigos já celebravam, no momento da Páscoa, a passagem do inverno para a primavera. É nesse contexto que surgem os coelhos, símbolos de fertilidade, e os ovos, símbolos do começo da vida (que que alguns povos ofertavam aos amigos, desejando-lhes uma vida feliz).

Desde que me tornei mãe, sinto a passagem do tempo de forma totalmente diferente: acompanhar o rápido crescimento dos meus filhos me faz sentir o tempo voar! Apesar de estar sempre presente na vida deles, festas e datas comemorativas trazem oportunidades de criar ainda mais brincadeiras e memórias especiais. Para quem é festeira como eu, seguem ideias para curtir a passagem de mais uma Páscoa com os seus pequenos: e de quebra fazer presentes cheios de afeto para dar para as pessoas queridas da família, da escola…

Rosquinha de coelho + embalagem

A criançada, em geral, adora ir pra cozinha. Mas se for encarar essa ideia, prepare o espírito para curtir bagunça de farinha com eles – e já explique que terão que ajudar a limpar depois! Pedi para a chef Fernanda Almeida (Chame a Chef) nos passar uma receita bem gostosa de rosquinha, e a que ela nos mandou veio cheia de amor e tradição de família, ensinada pela avó.

(Fotos: 1 – Festeirice/Renato Lucena Fotografia; 2 e 3 – Reprodução Pinterest)

Ingredientes:
4 ovos;
60 g de fermento biológico fresco;
5 colheres de sopa de açúcar;
1 lata de leite condensado;
1 xícara de leite;
1 xícara de óleo;
1 pitada de noz moscada;
900g de farinha de trigo peneirada;

Como fazer:
Bata no liquidificador os sete primeiros ingredientes da lista e despeje num bowl grande. Vá acrescentando a farinha de trigo e sovando a massa até ela desgrudar da mão (ou seja, chegar no ponto). Faça pequenas tiras de massa e componha o formato do Coelho, conforme imagem abaixo. Deixe descansar/crescer. Mas atenção: evite fazer o coelho muito grande e grosso, pois ele irá dobrar de tamanho. Pincele com 1 gema e ligue o forno a 180 graus. Aguarde 15 minutos até o forno esquentar. Asse até ficar dourada. Depois, pincele com uma mistura de água com açúcar e jogue o açúcar colorido para decorar (ou use açúcar com canela).

O tutorial para fazer essa embalagem simples e fofa, você encontra aqui neste link.

Sacola de coelho porta-ovos

Para quem não tem talento na cozinha, mas gosta de trabalhos manuais, sugiro essa ideia. As sacolas das imagens de referência foram costuradas, mas aqui em casa estamos fazendo com cola para tecido. É mais rápido e a criançada participa de todo o processo! A modelagem é simples: a base pode ser quadrada ou arredondada e o importante é que as orelhas sejam tão compridas (ou mais) do que o corpo da sacola. Assim será possível dar o nó e formar a alça depois. 

(Foto: 1 – Reprodução Pinterest; 2 e 3 – Milk & Green; 4 – Festeirice/Renato Lucena Fotografia)

Você vai precisar de:
Pedaço de tecido de 2 cores;
Tinta ou caneta para tecido;
Cola para tecido (atenção, existem colas resistentes à lavagem e colas solúveis em água. As resistentes à água são melhores!);
Tesoura.

Aqui em casa estamos seguindo esse molde abaixo: vovós e titias vão receber ovos em embalagens super criativas, tem coelho com óculos, coelho pirata… Se tiver alguma mamãe profissional da costura por aí, ele é completinho. Clique neste link e mãos à obra.

(Foto: Reprodução)

Brigadeiro de Nutella com coco + embalagens

Fazer ovo de chocolate requer materiais especiais e super habilidades na cozinha, né? Mas brigadeiro dá para qualquer um arriscar! Para quem ainda não tem uma receita incrível de brigadeiro em casa, sugerimos essa, compartilhada pelas amigas da Mesa da Nena. Testada e aprovada aqui em casa.

(Foto: 1 e 3 – Festeirice/Renato Lucena Fotografia; 2 e 4 – Reprodução Pinterest)

Ingredientes:
Nutella  150g;
Leite condensado 1 lata;
Cacau em pó 1 colher de sopa;
Manteiga 1 colher de sopa;
Coco fresco ralado para enrolar;

Como fazer:
Aqueça a panela, misture o leite condensado, cacau em pó, a Nutella e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo. Depois de pronto, coloque em uma assadeira para esfriar. Faça bolinhas com as mãos untadas e passe-as sobre o coco fresco ralado para confeitar. Dica: sirva geladinho.

Para quem curte cozinha e artesanato: para essa embalagem você precisará de um coelho de plástico (ou algo em formato de ovo), cola instantânea, pote de vidro com tampinha (que você encontra aqui) e tinta spray de uso geral. Para mais informações de como fazer, veja este tutorial. Agora se você não é fã de trabalhos manuais, as lojas de festas estão cheias de embalagens prontas para você colocar seu brigadeiro, não se preocupe.

Essa é para as famílias ninjas em origami! O nível de dificuldade é alto, mas imagina que lindas ficariam bolinhas de brigadeiros dentro de pequenos coelhinhos de papel! Dá uma olhada nesse tutorial incrível que encontrei na internet. Feliz Páscoa!

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , , , , ,
Você também pode gostar de:

Festa de 1 ano com tema espaço

5 roupinhas inteligentes que não podem faltar no enxoval

Surto de piolho na escola: o que fazer

Quem faz
Karina Domingues

Karina Domingues

Publicitária, mãe de Antônio e Nina e proprietária da Festeirice. Acredita que festas são oportunidades de criar memórias especiais com os pequenos, perpetuar tradições e desenvolver laços afetivos entre a família

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados