Músicas “de adulto” para curtir com as crianças


Liana Mazer
por: Liana Mazer

cd música

Que tal fazer uma playlist para seus filhos com as músicas que você gosta? (Foto: FreeImages)

Outro dia uma amiga me contou feliz da vida sobre a empolgação de seu bebê de 10 meses quando ouve a banda Palavra Cantada. A minha primeira reação foi vibrar com ela, claro. É realmente muito legal quando as crianças começam a curtir música. Mas no minuto seguinte passou um filminho na minha cabeça.

Quando a Alice tinha entre 1 e 2 anos, era tão fissurada pelo projeto Na Casa da Ruth, da cantora Fortuna, que tanto no aparelho de DVD de casa como no de CD do carro era só apertar play para ouvi-lo. Além de ser muito legal, lógico, era o antídoto para qualquer mau humor ou ataque de choro: o entretenimento perfeito para quando eu precisava prestar atenção em outra coisa. O problema é que, depois de um tempo, eu não aguentava mais aquelas músicas. Pior, percebi que não ouvia mais o que gostava e não tinha o que dizer quando os amigos comentavam o disco novo de algum artista. Foi aí que resolvi mudar um pouco de postura.

Eu já cantava de tudo na hora de colocá-la para dormir. As músicas da minha infância, mais Jorge Ben, Mutantes, Tim Maia… Adaptava até marchinhas de Carnaval quando ela demorava a pegar no sono e eu já não sabia mais o que cantar. Então, passei a tocar essas coisas de dia também e a apresentar para ela as músicas que eu ouvia. As que gostava de cantar, as que me emocionavam, as que me faziam querer pular e dançar… E, quer saber?, ela adorou! Com 2 anos e meio, sabia de cor Chove Chuva, Garota de Ipanema, Maracangalha… Era a sensação das reuniões familiares!

Quando o André nasceu, o esquema já era esse e a experiência foi ainda mais rica. O tipo de som que fazia ele se empolgar era outro. Ele gostava de percussão, gostava de rock. Por isso, ousei mais nas escolhas dos discos. Aos poucos, os pedidos por músicas infantis diminuíram e havia uma variedade enorme para encontrarmos opções que fizessem toda a família feliz.

Há muitos projetos legais para crianças e não deixamos de ouvi-los. Mas crianças costumam querer ouvir sempre a mesma coisa, o que lhes dá segurança, é natural que os pais se cansem. Mesmo as “músicas de adulto”, eles querem repetir mil vezes e acabamos enjoando. A vantagem é que, por estarem mais abertos, fica mais fácil sugerir uma mudança e apresentar uma coisa nova. Pensando nisso, fiz uma lista de músicas “de adulto” – entre inúmeras! – que costumam agradar às crianças também. Fica a su é fazer a sugestão: faça você também uma seleção de músicas que gosta e acha que seus filhos vão curtir. Depois de perceber as que fizeram mais sucesso, será fácil fazer novas playlists. Divirtam-se!

Rock n’ Roll All Night, Kiss

Yellow Submarine, Beatles

Chocolate, Tim Maia

Changes, David Bowie

Fio Maravilha, Jorge Ben

Burning Down the House, Talking Heads

A-Tisket, A-Tasket, Ella Fitzgerald

A Minha Menina, na versão dos Mutantes

Thriller, Michael Jackson

Splish, Splash, Roberto Carlos

Se ainda tem dúvida se os seus pequenos vão mesmo gostar da sua seleção, confira no vídeo abaixo como eles podem apreciar qualquer gênero musica – mesmo!

  • Liana Mazer

    Mãe da Alice e do André, jornalista e criadora dos livros de atividade YOYO. Acredita que por meio da arte, da cultura e do brincar podemos formar indivíduos apaixonados, seguros, criativos e com a mente aberta

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)