Siga itmae
facebook
twitter
rss
instagram
youtube
pinterest
Participe do itmãe
facebook
twitter
rss

GUIA IT MÃE - Produtos, serviços e lugares selecionados que a gente indica! CLIQUE AQUI >>

Mudança de escola: como ajudar o seu filho

Publicado em 03.02.2017 | por

crianca_meninos_escola

Mostre à criança que a mudança tem aspectos positivos, como os novos amigos (Foto: Freeimages)

Tanto faz o motivo: logística, orçamento apertado (quem não?), dificuldade de adaptação. A decisão de trocar o seu filho de escola sempre traz uma certa ansiedade e apreensão. Como será que ele vai se comportar no novo espaço? Os colegas o receberão bem? Perderá o contato com os amigos da escola antiga? Todos esses questionamentos são pertinentes, mas, em vez de focar nas dificuldades, enxergar essa mudança como uma oportunidade de aprendizado e crescimento faz toda a diferença. “Nós adultos antecipamos muitas preocupações. Já as crianças costumam tirar de letra e ganham mais resiliência e inteligência emocional”, diz Marcia Sousa, consultora educacional e coordenadora da educação infantil do Colégio Mario Schenberg, em São Paulo.

Para começar, ensinar aos pequenos que mudanças fazem parte da vida vai ajudá-los lá na frente — no mercado de trabalho e até nos relacionamentos. Claro que cabe aos pais conduzir essa transição da melhor forma possível. “Quando há segurança da parte da família, os filhos também ficam seguros”, lembra Marcia Sousa. Por isso, o primeiro passo é manter a transparência com a criança, especialmente as pequenas. Deixar claro o motivo da troca de escola facilita o entendimento e a aceitação. Também é importante envolver, na medida do possível, o seu filho na escolha. “A decisão é dos pais, obviamente, mas vale incluí-lo em algumas visitas, por exemplo”, acredita Marcia Sousa.

Por fim, mostre sempre os aspectos positivos: conhecer um outro lugar, fazer novos amigos, ter professores diferentes, experimentar uma outra proposta pedagógica, ser mais perto de casa… E acolha as frustrações que possam aparecer. Perder e ganhar, afinal, faz parte do jogo! 

Siga a gente no Instagram: @itmae

Gostou do post?

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

Tags:, , , , , ,
Você também pode gostar de:

Casamento kids friendly!

Dente de leite é rico em células-tronco que podem ser armazenadas

5 dúvidas sobre o banho do bebê para você tirar da cabeça já!

Quem faz
Débora Lublinski

Débora Lublinski

Jornalista e mãe da Marina, Débora Lublinski trabalhou por 15 anos em revista feminina cobrindo beleza, saúde e bem-estar. Mas não vive apenas de glamour e sabe bem o malabarismo que é se cuidar sem descuidar dos filhos, da casa, do casamento e da carreira

Nossa seleção especial está aqui!
Encontre produtos, serviços e espaços indicados pelo It Mãe!

Clube It Mãe

Deixe seu e-mail e fique por dentro das novidades!

itmãe 2017 - Todos os direitos rervados