Mudança de escola: como ajudar o seu filho


Débora Lublinski
por: Débora Lublinski

crianca_meninos_escola

Mostre à criança que a mudança tem aspectos positivos, como os novos amigos (Foto: Freeimages)

Tanto faz o motivo: logística, orçamento apertado (quem não?), dificuldade de adaptação. A decisão de trocar o seu filho de escola sempre traz uma certa ansiedade e apreensão. Como será que ele vai se comportar no novo espaço? Os colegas o receberão bem? Perderá o contato com os amigos da escola antiga? Todos esses questionamentos são pertinentes, mas, em vez de focar nas dificuldades, enxergar essa mudança como uma oportunidade de aprendizado e crescimento faz toda a diferença. “Nós adultos antecipamos muitas preocupações. Já as crianças costumam tirar de letra e ganham mais resiliência e inteligência emocional”, diz Marcia Sousa, consultora educacional e coordenadora da educação infantil do Colégio Mario Schenberg, em São Paulo.

Para começar, ensinar aos pequenos que mudanças fazem parte da vida vai ajudá-los lá na frente — no mercado de trabalho e até nos relacionamentos. Claro que cabe aos pais conduzir essa transição da melhor forma possível. “Quando há segurança da parte da família, os filhos também ficam seguros”, lembra Marcia Sousa. Por isso, o primeiro passo é manter a transparência com a criança, especialmente as pequenas. Deixar claro o motivo da troca de escola facilita o entendimento e a aceitação. Também é importante envolver, na medida do possível, o seu filho na escolha. “A decisão é dos pais, obviamente, mas vale incluí-lo em algumas visitas, por exemplo”, acredita Marcia Sousa.

Por fim, mostre sempre os aspectos positivos: conhecer um outro lugar, fazer novos amigos, ter professores diferentes, experimentar uma outra proposta pedagógica, ser mais perto de casa… E acolha as frustrações que possam aparecer. Perder e ganhar, afinal, faz parte do jogo! 

  • Débora Lublinski

    Jornalista e mãe da Marina, Débora Lublinski trabalhou por 15 anos em revista feminina cobrindo beleza, saúde e bem-estar. Mas não vive apenas de glamour e sabe bem o malabarismo que é se cuidar sem descuidar dos filhos, da casa, do casamento e da carreira

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)