30 restaurantes para levar as crianças em São Paulo e arredores


Malu Echeverria
por: Malu Echeverria

Recentemente, um restaurante de São Paulo publicou em sua página no Facebook que não aceitava crianças na clientela. A notícia gerou inúmeros protestos entre pais e mães na internet por razões óbvias. Polêmicas à parte, entendemos que o mundo não deve ser dividido entre adultos e crianças. Até porque elas precisam frequentar lugares diferentes para aprender a se portar dependendo da ocasião! Não estamos falando, é claro, que você tem de levar o seu filho naquele restaurante superchique, à meia-luz, que só serve menu degustação e em louça caríssima. Seria pedir demais do pequeno, pelo menos por enquanto. Mas podemos e devemos apresentar às crianças nossos espaços e sabores preferidos, sempre que possível. Pensando nisso, o It Mãe fez uma seleção de 30 restaurantes na cidade de São Paulo e arredores (em ordem alfabética), onde as crianças são super bem-vindas. Bom apetite!

 

Bacalhoeiro

Clássicos da gastronomia portuguesa, em ambiente acolhedor. Enquanto as crianças aproveitam o bem equipado espaço kids, depois das refeições, os adultos podem curtir um delicioso vinho verde, que tal?
End.: Rua Azevedo Soares, 1580, Tatuapé
Tel.: (11) 2293-1010

bacalhoeiro

O Bacalhoeiro oferece pratos da gastronomia portuguesa, com ambiente acolhedor (Foto: It Mãe)

Bananeira

O restaurante valoriza os ingredientes e pratos brasileiros de Norte a Sul do país, com todos seus sabores e aromas. O ambiente lembra uma casa de praia, com um playground de madeira.
End.: Rua Marechal Hastimphilo de Moura, 417, Morumbi
Tel.: (11) 3542-4630

bananeira_morumbi

O Bananeira parece uma casa de praia! (Foto: Divulgação)

Bar do Alemão de Alphavile

Bares não são exatamente locais mais apropriados para crianças, é verdade. Mas não há nada demais em provar uma comidinha de boteco junto com as crianças, se o ambiente for familiar e em horário adequado. Tim, tim!
End.: Alameda Madeira, 162, Barueri (SP)
Tel.: (11) 2680-9222

Bar da Dona Onça

O clássico bar e restaurante, que fica no Edifício Copan, região central, também é uma opção para ir com seus filhos. Aproveite para mostrar a eles ícones da cozinha paulistana, como o virado à paulista. Outra dica é fazer um passeio até ali de metrô, no domingo, já que o estabelecimento fica próximo à estação Ipiranga. Chegue cedo porque a espera é grande depois das 12h30!

End.: Avenida Ipiranga, 200, centro
Tel.: (11) 3257-2-16

 

As oncinhas estão espalhadas pelo bar (foto: It Mãe)

Apresente ícones da cozinha paulistana para os pequenos no Bar Dona Onça (Foto: It Mã

Bráz Pizzaria

A tradicional pizzaria tem unidades em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Além da deliciosa pizza, o ambiente com azulejo branco e forno a lenha remete às antigas cantinas do bairro do Brás, o berço da imigração italiana na cidade. As crianças podem avistar os pizzaiolos para aprender como se faz uma pizza e, de quebra, ganhar um pouco de massa para testar e brincar na mesa.
End.: Rua Sergipe, 406, Higienópolis
Tel.: (11) 3214-3337

Canto da Mata Forneria

Antiga residência do Conde Francisco Matarazzo, o espaço está instalado em uma área de 14 mil m2 de área, sendo a maior parte de mata preservada. A decoração mistura madeira de demolição e chapas de aço, que se integra à natureza ao redor. É especializada em pizzas, mas também oferece buffet variado com grill no almoço.
End.: Av. Martim Luther King, 1861, Vila São Francisco
Tel.: 3681-7469

cantodamata_forneria

A decoração rústica, com muito verde, é destaque na Canto da Mata Forneria (Foto: Divulgação)

Dita Cabrita

Com mesas ao ar livre e clima de almoço no quintal, esse simpático restaurante na zona oeste da cidade faz com que toda a família sinta-se em casa. Os pequenos vão amar os espetinhos na brasa, entre outras delícias.
End.: Rua Barão do Bananal, 961, Pompeia
Tel.: (11) 3868-2463

El Tranvía Parrillada

Com unidades em São Paulo, Campinas e Sorocaba, o restaurante uruguaio, claro, é especializado em carnes grelhadas, com opções importadas do Uruguai e da Argentina. As panquecas de maçã e de doce de leite dão o toque final à refeição! Das facilidades para quem vai com crianças e bebês: tem uma brinquedoteca com monitores e trocador no banheiro. 
End.: Rua Conselheiro Brotero, 903, Pompeia
Tel.: (11) 3664-8417

El Uruguaio Parrillada

Outra opção para quem gosta de churrasco no estilo uruguaio, em Alphaville. Para acompanhá-lo, diversos tipos de batatas, mas é possível que as crianças escolham as papas fritas! Os adultos também podem se deliciar com cervejas e vinhos daquele país.
End.: Avenida Copacabana, 166, Baureri (SP)
Tel.: (11) 4195-6784

Vila Don Patto

O complexo de 40 mil metros quadrados faz parte do Roteiro do Vinho, em São Roque. O centro de gastronomia e entretenimento oferece restaurante português, café, sorveteria, adega, fazendinha, playground e pista off-road, além de outras atrações como passeios a cavalo.
End.: Estrada do Vinho, KM 2,5, São Roque (SP)
Tel.: (11) 4711-3001

donpatto

A Vila Don Patto tem atrações para o dia todo (Foto: Divulgação)

Fazenda da Comadre

Especializado em comida mineira, o restaurante fica na rodovia dos Tamoios. Boa opção para quem está de passagem em direção ao litoral norte de São Paulo, por exemplo. Além da deliciosa culinária caipira, tem playground, charretes e pôneis para passear.
End.: Rodovia dos Tamoios, KM 43, Paraibuna (SP)
Tel.: (12) 3974-0510

Feed Food

Árvores frutíferas conservadas desde a fundação da casa, o restaurante fica aos fundos do Cartel 011, espaço de arte e moda jovem.O Feed Food é daqueles lugares que parece que a gente nunca mais vai poder frequentar depois que vira mãe! O cardápio oferece pratos tradicionais, também conhecidos por comfort food, em versão mais chiquezinha (e deliciosa!). Nem parece que foi pensado para receber crianças, mas tem até trocador no banheiro!
End.: Rua Artur de Azevedo, 517, Pinheiros
Tel.: (11)  4305-7727

Flores na Varanda

Café aconchegante, com espaço tomado por árvores e flores, como uma varanda mesmo. As crianças tem espaço para desenhar ou brincar no quintal. E todos podem se deliciar com bolos, tortas, panquecas, entre outros.
End.: Rua Camilo, 455, Vila Romana
Tel.: (11) 3675-8645

America

Com 16 unidades na capital, oferece área kids, com atividades para as crianças, é o clássico restaurante kids friendly, que sempre facilita a vida quando estamos no shopping, por exemplo! E, no menu, também há opções especiais para os pequenos. 

Hecho en Mexico

Ambiente ao ar livre, com decoração divertida, que remete ao país da cozinha mais picante da América Latina. Mas há opções menos apimentadas para os pequenos também, não se preocupe! Churros com brigadeiro e doce de leite são uma ótima pedida de sobremesa.
End.: Rua Renato Paes de Barros, 538, Itaim Bibi
Tel.: (11) 3073-1658

Lá na França

Casa com tijolo à vista, com decoração intimista e mesas ao ar livre, o restaurante tem um cardápio que agrada a toda a família. Oferece espaço kids (pago à parte).
End.: Alameda França, 1045, Jardim Paulista
Tel.: (11) 3477-5005

lanafranca

Lá na França: decoração intimista com espaço kids (Foto: Reprodução Instagram Lá na França)

Mangiare Gastronomia

Cantina com pratos típicos italianos com toque gourmet. Mas além do tradicional macarrão, prato preferido de 9 entre 10 crianças, elas podem também conhecer as sobremesas daquele país, como a panacotta e o cannolo siciliano.
End.: Avenida Imperatriz Leopoldina, 681
Tel.: (11) 3034-5074

Manihi Sushi

Restaurante japonês com duas unidades na capital, serve pratos em esquema de rodízio ou à la carte, com uma brinquedoteca bem espaçosa para os pequenos. 
End.: Rua Apinajés, 1359, Perdizes
Tel.: (11) 3672-4638

Mirante do Paraíba

Em Guararema, ótima opção para um passeio de um dia fora da capital. Os proprietários foram donos de uma peixaria por 20 anos, por isso o cardápio se baseia em peixes e frutos do mar. Ambiente agradável, à beira do rio.
End.: Rua Admeleto Gasparine, 4509, Guararema (SP)
Tel.: (11) 4693-6055

Miso Asian Kitchen

Mais de 50 pratos da culinária japonesa, chinesa, coreana e tailandesa, um mais gostoso que o outro. Seu filho vai se divertir tentando comer com hashi, os famosos pauzinhos. A decoração, com detalhes da cultura oriental, também chama a atenção.
End.: Rua Pedroso Alvarenga, 554, Itaim Bibi
Tel.: (11) 3167-3608

miso

Lindas sombrinhas orientais são destaque na decoração do Miso (Foto: Divulgação)

Moquém Restaurante

Especializado em comida capixaba, como a famosa torta capixaba (de peixe e frutos do mar). Tem um espaço para crianças incrível, com monitores e contação de histórias. A feijoada faz o maior sucesso entre os clientes, de todas as idades!
End.: Rua José Alves Guedes, 1332, Jaguariúna (SP)
Tel.: (19) 3937-4018

Praça São Lourenço

Aos finais de semana e feriados, o espaço oferece menu especial para os pequenos, com sobremesa especial de cascata de chocolate com frutas. Eles também podem se divertir na sala de recreação, com monitores, ou na casa da árvore. Aos sábados, a especialidade é a feijoada da casa, e, aos domingos, paella valenciana.
End.: Rua Casa do Ator, 608, Vila Olímpia
Tel.: (11) 3053-9300

Praa S‹o Loureno

No menu do Praça São Lourenço tem cascata de chocolate com frutas de sobremesa para os pequenos (Foto: Divulgação)

Vila Butantan

Espaço recém-criado no antigo food park do bairro, funciona a céu aberto. Oferece eventos culturais e gastronômicos para toda a família. Passeio completo!
End.: Rua Agostinho Cantu, 47, Butantã (perto da estação de metrô Butantã)
Tel.: (11) 3564-8731

Pitico

Outro bar moderninho e descolado que dá, sim, para levar os pequenos num sábado à tarde. Com cadeiras de praia em um ambiente ao ar livre, vocês podem relaxar e curtir um falafel juntos.
End.: Rua Guaicui, 61, Pinheiros
Tel.: (11) 3582-7365

pitico

No Pitico, as crianças podem relaxar nas cadeiras de praia no quintal (Foto: Reprodução Instagram Pitico)

Riviera

O clássico bar e restaurante paulistano pode ser uma opção diferente para a família no horário do almoço, com diversos pratos brasileiros, sanduíches e petiscos. Aos finais de semana, há monitores para desenhar e pintar com as crianças.
End.: Avenida Paulista, 2584, Consolação
Tel.: (11) 3258-1268

Rong He

O restaurante de comida típica chinesa tem três unidades na capital (sendo a principal no famoso bairro oriental da Liberdade). Ótima opção para apresentar esse tipo de gastronomia aos pequenos, que vão adorar saber que o macarrão foi inventado na China! As crianças podem observar pelo vidro da cozinha, aliás, como a massa é preparada pelos cozinheiros apenas usando as mãos.
End.: Rua da Glória, 622
Tel.: (11) 3275-1986

Santinho, no Museu da Casa Brasileira

O restaurante do museu fica em frente a um imenso jardim. O buffet oferece saladas, grãos, massas e tapiocas, entre outras delícias. Depois de visitar o museu, a família pode curtir uma refeição saborosa por ali e brincar no quintal, onde vez ou outra também há eventos culturais.
End.: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano
Tel.: (11) 3032-2277

santinho

O Santinho, no Museu da Casa Brasileira, fica em frente a um imenso jardim (Foto: Reprodução Facebook)

Senzala Bar & Grill

Ambiente claro e arejado, com decoração rústica. No cardápio, massas, sanduíches, saladas e grelhados, que agradam a todas as idades. Aos finais de semana e feriados, há monitores na área para crianças.
End.: Praça Panamericana, 41, Alto de Pinheiros
Tel.: 3812-5582

Zé do Hamburguer

A casa imita a decoração de uma lanchonete norte-americana dos anos 50, com direito a mesa dentro de um Ford 51 (isso mesmo!). A especialidade do local, como diz o nome, são hambúrgueres, batata-frita, hot dogs e milk-shakes, com menu especial para os pequenos.
End.: Rua Itapicuru, 419, Perdizes
Tel.: (11) 3868-4884

zedohamburguer

As crianças vão adorar a lanchonete estilo anos 50 Zé do Hamburguer (Foto: Divulgação)

1900 Pizzeria

Pizzaria tradicional com oito unidades na capital paulista. A primeira unidade foi fundada em um galpão construído no início do século, onde funcionava uma oficina de bondes, na Vila Mariana. O menu infantil inclui mini-pizza e suco de frutas natural.
End.: Rua Estado de Israel, 240, Vila Mariana
Tel.: (11) 5575-1900

 

  • Malu Echeverria

    Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)