10 destinos kids friendly (que você nem imaginava)


Claudine Blanco
por: Claudine Blanco

Na hora de viajar com crianças, é inevitável que as primeiras opções que passem pela cabeça dos pais sejam locais com ampla infraestrutura de lazer infantil, como Disney, resorts na praia ou hotéis fazenda. Contudo, tais destinos nem sempre são o que os adultos realmente gostariam de visitar em suas férias e, convenhamos, depois de um tempo eles cansam qualquer um. Além disso, em muitos deles, a família não passa tantos momentos unida. Nos resorts, por exemplo, é natural que as crianças corram para brincar com a equipe de recreação, ficando a maior parte do dia longe dos pais.

Mas essa preocupação de que destinos inusitados não sejam interessantes o suficiente para os pequenos não passa de um mito – propagado por aqueles que já se acostumaram a apostar no caminho mais fácil e seguro para viajar com a garotada. Acontece que muitos lugares considerados “de adultos”, podem agradar, sim, a toda a família. O segredo está em planejar o roteiro nos mínimos detalhes. Veja 10 sugestões de lugares kids friendly, que você nem imaginava.

Patagônia

Como eu já afirmei por aqui, a Patagônia, além de ser o sonho de consumo de viajantes de espírito aventureiro, é um dos destinos de ecoturismo mais interessantes para se viajar com crianças, dada sua vasta oferta de passeios divertidos. No lado argentino, em El Calafate, é possível ver de perto alguns dos maiores icebergs do mundo e visitar um bar feito totalmente de gelo; já em Ushuaia, há passeio de barco para avistar pinguins e lobos marinhos, aventura off road em veículo 4×4 e passeio em um simpático trenzinho como os de antigamente, para conhecer o Parque Nacional da Terra do Fogo. No lado chileno, para conhecer as deslumbrantes paisagens do Parque Nacional Torres del Paine, a família pode fazer divertidas trilhas à pé, de bicicleta, à cavalo ou passeios de barco margeando seus lagos de águas azuis.

Cenário incrível da Patagônia do lado chileno (foto: Claudine Blanco) Cenário incrível da Patagônia do lado chileno (foto: Claudine Blanco)

 

Deserto do Atacama

No norte do Chile, o Atacama se destaca por ser um deserto extremamente colorido, repleto de paisagens exóticas, que rendem uma infinidade de possibilidades de passeios para toda a família. Dunas gigantescas, gêiseres fumegantes, cenários que parecem ter saído de outro planeta, um observatório astronômico e até uma lagoa em que ninguém afunda são apenas alguns exemplos. Há ainda várias maneiras divertidas para a família conhecer seus atrativos: em aventuras à pé, em veículo 4×4, de bicicleta ou à cavalo.

Deserto-do-Atacama-com-crianças---Sol-nascendo-na-região-dos-Geisers-del-Tatio---Créditos-Claudine-Blanco Nascer do sol na região dos gêiseres del Tatio, Deserto do Atacama (foto: Claudine Blanco)

 

África do Sul

Se a família deseja misturar na mesma viagem uma boa dose de natureza e cultura, a África do Sul é pedida certeira. O roteiro mais clássico para quem vai para o país passa por Cape Town e pelo Kruger Park. Em Cape Town, dá para conhecer marcos importantes que aparecem nos livros de história, como o Cabo da Boa Esperança e o museu de Nelson Mandela. No Kruger Park, por sua vez, as crianças ficam naturalmente encantadas com a aventura que é localizar os animais pela savana africana. Mesmo para quem viaja com menores de 6 anos, que normalmente não são aceitos em safáris, há a opção de contratar carro e guia privativos.

 

África-do-Sul-com-Crianças-Safári-Kruger-Park-Créditos-Claudine-Blanco Safári no Kruger Park (foto: Claudine Blanco)

 

Galápagos

Para crianças que gostam de animais, as Ilhas Galápagos, no Equador, oferecem descobertas fascinantes. Ali, em passeios de barco que passam por diferentes ilhas, é possível avistar diversas espécies, como lobos marinhos, pássaros exóticos, iguanas e até tartarugas gigantes. A viagem é quase como uma aula de biologia a céu aberto, principalmente para aqueles que já aprenderam na escola sobre Darwin e sua Teoria da Evolução das Espécies. De bônus, Galápagos também oferece paisagens surpreendentes, de vulcões a praias de areias brancas com mar azul turquesa. Para explorá-las, vocês podem fazer mountain biking e snorkeling.

Peru

Poucos destino no mundo são capazes de despertar tão fortemente nas crianças o interesse por diferentes culturas e sua história como o Peru. Ao vistar sítios arqueológicos como Machu Picchu ou sobrevoar as misteriosas linhas de Nazca, os pequenos se sentem como verdadeiros exploradores, como em um filme de Indiana Jones. O artesanato colorido, as vestimentas tradicionais que ainda são desfiladas pelas ruas e até os novos sabores que podem ser descobertos na rica gastronomia dão um toque especial à aventura.

 

Machu Picchu, no Peru (foto: divulgação) Machu Picchu, no Peru (foto: divulgação)

 

Riviera Maya

As famílias que são fãs de viagens para a praia – mas que querem mais do que castelinhos de areia, nadar no mar ou se distrair com os recreadores do resort- vão encontrar na Riviera Maya, no México, a fórmula perfeita. Além das praias paradisíacas tipicamente caribenhas, o destino oferece impressionantes ruínas de civilizações mayas, um dos melhores parques aquáticos do mundo e uma infinidade de passeios para explorar sua exuberante natureza. É possível mergulhar em cavernas subterrâneas, relaxar em uma praia cheia de tartarugas marinhas, nadar com golfinhos e fazer snorkelling em águas transparentes cheias de peixinhos.

Pantanal

O Pantanal é um dos destinos mais interessantes para que as crianças conheçam a fundo a natureza e importantes aspectos da cultura brasileira. Suas paisagens podem ser exploradas pela família à cavalo, de charrete ou de barco, para que a aventura se torne inda mais empolgante. As crianças poderão conhecer animais como jacarés e onças-pintadas, além de entrar em contato com a lida do gado, as histórias e as músicas pantaneiras, em uma experiência típica de fazenda.

Chapada Diamantina

Muitas vezes lembrado apenas pelo seu principal cartão postal, o Morro do Pai Inácio, o destino baiano tem muito mais a oferecer a seus visitantes. Ali, a família pode, por exemplo, conferir uma gruta cheia de estalactites e estalagmites, fazer trilhas e piqueniques próximo a cachoeiras e até mesmo nadar em águas cristalinas de cavernas subterrâneas.

 

Caverna de águas cristalinas na Chapada Diamantina (foto: Claudine Blanco) Caverna de águas cristalinas na Chapada Diamantina (foto: Claudine Blanco)

 

Amazônia

Temos o privilégio de possuir dentro de nosso território a maior parte do chamado “pulmão do mundo”. Conhecer a Amazônia e sua rica biodiversidade é uma oportunidade de mostrar desde cedo às crianças a importância de preservar a natureza. Isso sem falar na diversão! Caminhadas na mata com instruções de sobrevivência, passeios de canoa pelos igarapés e igarapós, testemunho do famoso encontro das águas, explorações noturnas em busca de jacarés, pesca de piranhas e nado com botos-cor-de-rosa são algumas das atividades inesquecíveis que a família pode realizar na mais célebre floresta do mundo.

 

Na Amazônia, a família pode visitar uma aldeia indígena (foto: divulgação) Na Amazônia, a família pode visitar uma aldeia indígena (foto: divulgação)

 

Península de Maraú

O Kiaroa Eco-Luxury Resort, na Península de Maraú (BA), é a escolha perfeita para as famílias que querem entrar em contato com a natureza em um ambiente sofisticado e intimista, mas que também propicia momentos de integração com as crianças. Passeios de bicicleta, mergulho em piscinas naturais, aventuras em veículo 4×4 e caminhadas por trilhas ecológicas são experiências que pais e filhos poderão desfrutar juntos, além, é claro, de curtir toda infraestrutura que o resort oferece, com um serviço impecável.

Um 2016 repleto de muitas aventuras com as crianças!

 

viajar-com-crianças-logo

  • Claudine Blanco

    Mãe de dois e empresária da área de turismo há mais de uma década, já visitou mais de 30 países. É proprietária da agência Viajar com Crianças, especializada em viagens em família, onde uniu suas duas maiores paixões, ser mãe e viajar

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)