Carnaval: pegue leve na maquiagem das crianças


Dra. Carla Bortoloto
por: Dra. Carla Bortoloto

Em ocasiões especiais, como o Carnaval, a maquiagem está liberada. Mas prefira produtos infantis (Foto: Freeimages)

O Carnaval chegou e para a garotada a fantasia só está completa com as caras pintadas de princesas, heróis, palhaços… Mas será que tudo bem usar maquiagem nessa idade? Em ocasiões eventuais, como Carnaval, Festa Junina, Halloween, está tudo bem.

Ainda assim, pegue leve! O uso prematuro e exagerado de maquiagem, mesmo que seja para brincar, pode causar irritações e alergias na pele. De modo geral, a recomendação é que os pequenos só usem esse tipo de cosmético a partir dos 7 anos e sempre as versões infantis. Além de hipoalergênicos, geralmente os produtos específicos para crianças saem facilmente com água e possuem formulações com concentrações menores de agentes químicos.

Uma dica para verificar se a maquiagem é segura é procurar o selo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na embalagem. Além disso, não deixe de observar a indicação de faixa etária dos produtos presente nos rótulos. Vale lembrar que a pele das crianças é mais sensível e que absorve mais facilmente as substâncias presentes na maquiagem, por isso não abuse nem na quantidade, nem no número de produtos aplicados. Isso também ajudará a diminuir o risco de alergias.

Mesmo com todos os cuidados, reações podem surgir até quatro dias após o contato com a substância alergênica. Daí a importância de estar sempre de olho: caso a criança apresente coceira, vermelhidão, inchaço ou descamação, suspenda imediatamente o uso do produto, lave a pele com água fria e leve-a ao especialista. No entanto, é importante destacar também que algumas crianças podem apresentar predisposições genéticas para alergias. Esses casos devem ser avaliados individualmente pelo dermatologista. E para evitar problemas futuros na pele, não se esqueça de remover a maquiagem da criança antes de dormir, lavando com sabonete neutro, ok? Bom Carnaval!

  • Dra. Carla Bortoloto

    Médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC), ela acredita no papel fundamental das mães em passar aos filhos a importância dos cuidados com a pele, cabelo e unhas

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)