O bico rachou? Veja como diminuir a dor na amamentação


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

Pode acontecer com qualquer uma de nós. Você começa a amamentar e… o mamilo racha, deixando o seio muito sensível – passei por isso, quando amamentei a Bela e o que ajudou a cicatrizar foi o uso do bico de silicone – quando o peito se recuperou, nunca mais senti nada e pude curtir muito o momento da amamentação. Voltando à fissura… dá uma dor danada na hora de amamentar, o que deixa a gente tensa, na expectativa da dor na próxima mamada… “A dor e a tensão da mãe podem ser tão intensas que prejudicam o reflexo da ejeção do leite, dificultando a amamentação e deixando o bebê com fome; como consequência, ele chora mais, encurtando os intervalos das mamadas. E isso piora ainda mais a lesão no mamilo”, diz a pediatra Ana Escobar em seu livro Boas-Vindas Bebê 1 (Principium/Editora Globo), em que dá orientações para mães do nascimento aos três meses do bebê. O que fazer numa hora dessas? Veja as orientações da dra. Ana para que você consiga continuar a amamentar sem sofrer. Vale a pena seguir:

1- Corrija a pega do bebê – ele deve sugar a aréola inteira e não apenas o mamilo. “Se não conseguir sozinha, converse com o seu pediatra para que ele a oriente”, indica dra. Ana

2- Comece a dar de mamar pelo peito que está sem dor ou menos machucado.  “O bebê vem com muita fome e as primeira sugadas são, em geral, bastante intensas e vigorosas, o que pode piorar a lesão”, explica a pediatra. Segundo dra. Ana, nesse momento crítico, tudo bem iniciar várias mamadas pelo mesmo peito para poupar o mamilo machucado.

3- Alterne a posição de amamentar para que o bebê pressione regiões diferentes do bico machucado – para não aumentar a fissura no mesmo lugar.

4- Use bicos de silicione. A dra. Ana conta que muitas mães sentem uma melhora com ele (meu caso!). Mas assim que a lesão melhorar, volte a dar o próprio bico do seios.

5- Você pode usar pomadas no seio machucado à base de lanolina anídrica, para ajudar a cicatrizar e aliviar a dor – converse com seu médico antes.

6- Use protetor de gel dentro do sutiã – ele ajuda na cicatrização, evita o ressecamento do seio e ainda evita o atrito do bico machucado com o tecido do sutiã.

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)