5 dicas para economizar no enxoval


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

*Publieditorial

enxoval_mala

Faça uma lista com o que realmente precisa, para não cair na tentação de levar tudo na hora das compras (Foto: 123RF)

Em tempos de crise, economizar é uma preocupação constante na hora de montar o enxoval do baby. “As mães de primeira viagem, em especial, tem vontade de levar tudo. Por isso, é necessário manter o foco e comprar o que será mesmo necessário”, alerta a personal baby shopper Mariana Cruso, da assessoria de compras Fashion Baby New York (FBNY), que atende no Brasil e nos Estados Unidos. “Ainda mais se considerarmos as inúmeras novidades e produtos que facilitam a vida das mães à disposição no mercado hoje em dia”, completa Danielle Cogo, consultora materna do Instituto Assessoria Mamãe, de São Paulo. A tentação é grande, sabemos! Então, para não gastar demais, confira abaixo algumas dicas das especialistas.

Faça uma lista

Parece simples, mas faz uma baita diferença. Você tem de fazer previamente uma lista de tudo o que é útil e supérfluo, para ajustar de acordo com o seu orçamento. Tudo bem comprar um ou outro item que não estava na lista se você se apaixonar por eles na hora das compras. No entanto, a recomendação ajuda a manter o foco, segundo Mariana. “A preparação antes do início das compras é fundamental”, diz a personal baby shopper.

Leve em conta a data de nascimento

Considere a estação do ano que seu filho irá nascer ao montar o enxoval. Com base nisso, calcule as quantidades das peças para otimizar as compras. Não adianta levar vários casaquinhos de lã, por exemplo, se ele nasce no verão. “É frustrante para a mãe abrir o guarda-roupas e ver aquela roupinha linda e cara, ainda com etiqueta, ou usada uma única vez”, afirma Danielle.

Aproveite o chá de bebê

Os presentes ganhos no chá podem reduzir muito os gastos com o enxoval. As fraldas, por exemplo, você terá de comprar por um bom tempo. Na hora de montar a lista de presentes (geralmente, os convidados preferem assim), porém, organize as quantidades por tamanho. Do contrário, você pode ganhar um número em excesso (vários pacotes RN, que quase não se usa) e não conseguirá trocar a tempo depois. “É comum algumas mamães fazerem apenas chá fralda, escolherem marca e tamanho, e após o nascimento descobrem alguma alergia no bebê da fralda escolhida, ou o bebê é grande e ela perdeu muitas fraldas pequenas”, conta Danielle. A sugestão dela é fazer um chá misto, e não só de fraldas, incluindo na lista de presentes acessórios, roupinhas e itens do quarto.

Compre produtos com refil 

Além de ecologicamente corretos, cosméticos infantis com refil são uma opção mais econômica. Pois como você não tem de pagar o preço da embalagem embutido a cada compra, gasta menos no fim das contas. No It Mãe, adoramos o Sabonete Líquido da Cabeça aos Pés Hidratação Enriquecida da linha Baby Dove. #ConfieNoSeuJeito

Contrate ajuda

Se estiver muito “perdida”, há diversas profissionais, entre baby shoppers e consultoras, que podem dar dicas preciosas. Geralmente, o valor dos descontos exclusivos que as lojas oferecem às compradoras ajuda a economizar bastante e/ou até paga o serviço cobrado por elas. Além disso, você terá um enxoval mais funcional e sem desperdício, digamos assim, com produtos e roupinhas que seu baby realmente irá usar.

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)