5 coisas que podem prejudicar os olhos do seu filho


Malu Echeverria
por: Malu Echeverria

olho_crianca

Plantas e medicamentos também oferecem riscos aos olhos dos pequenos (Foto: Freeimages)

Descobrir o mundo por meio dos sentidos faz parte do desenvolvimento da criança. Por isso, adaptamos a casa para tornar os ambientes mais seguros para os pequenos exploradores, cobrindo tomadas, cercando escadas e tirando do alcance deles objetos que possam engolir. Mas tem outro detalhe que pode passar desapercebido… os olhos. Isso mesmo! Quem faz o alerta é a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, professora titular de oftalmologia da Unicamp e diretora do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. “O desconhecimento do perigo de alguns produtos químicos, por exemplo, pode levar a diversos acidentes, causando desde a perda da qualidade da visão até a cegueira irreversível”, afirma. Mas não são apenas as telas (celular, tablet, etc.) e os objetos pontiagudos que exigem atenção, sabia? A seguir, a especialista comenta cinco (possíveis) riscos à saúde ocular do seu filho.

Produtos de limpeza

Evite guardá-los onde as crianças podem encontrá-los, como prateleiras mais baixas de armários ou sob a pia. Pois ao entrar em contato com os olhos, podem causar queimaduras químicas.

Bichos de estimação

Também é necessário cuidado com as brincadeiras com os pets.  Além de poder morder, arranhar e bicar a área dos olhos, as fezes de alguns animais (principalmente gatos e aves) podem transmitir toxoplasmose, doença que provoca inflamação nos olhos. Daí também a importância de sempre lavar as mãos após manusear os bichinhos de estimação.

Medicamentos

Os medicamentos também devem ser mantidos longe do alcance dos pequenos, você sabe. Mas o perigo não é apenas ingeri-los. Se aplicados nos olhos sem prescrição médica (ou em doses diferentes do que foi recomendado), também provocam danos na região, como queimaduras.

Plantas

Cuidado com plantas espinhosas e pontiagudas, que podem lesar os olhos. Atenção também àquelas que soltam líquido leitoso, que podem causar irritação em contato com a vista.

Atividades aquáticas

Germes e produtos químicos presentes na água do mar e da piscina frequentemente levam a irritações e inflamações na região dos olhos, por isso, o ideal é que as crianças utilizem óculos de proteção durante as atividades na água, ok?

  • Malu Echeverria

    Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)